02/01/2018 - 23:03:24

Janduhy diz ter superado tentativas de ‘golpes’ no Podemos: “Estou e espero continuar na presidência”

Autor: Joelma Alves

Janduhy diz ter superado tentativas de ‘golpes’ no Podemos: “Estou e espero continuar na presidência”

 O deputado Janduhy Carneiro, presidente da executiva estadual do Podemos, não acredita que possa levar uma ‘rasteira’ e perder o comando do partido no estado. “Estou e espero continuar na presidência do partido”, declarou o parlamentar ao acreditar que tenha superado as tentativas de ‘golpe’ que sofreu recentemente para lhe destituir da presidência da legenda.

Janduhy invocou o estatuto partidário do Podemos para justificar a sua continuidade à frente da sigla: “Crescemos mais de 600% desde que fui alçado presidente da Comissão Provisória do Podemos”, avalia Janduhy ao informar que vem preenchendo todos os requisitos estatutários do partido. Exemplificando, Janduhy garante que o Podemos tem hoje 70 registros municipais provisórios contra os 20 de quando assumiu a presidência. Além disso, temos um deputado estadual, dois suplentes, 28 vereadores, um prefeito e dois vice-prefeitos. “Nada justifica minha destituição”, acredita.

O deputado disse que não prefere se manifestar, por enquanto, das tentativas de ‘golpes’ que sofreu. “Toda a questão vem sendo discutida em nível nacional e vou falar quando for resolvido”, prometeu.

Em agostos deste ano, a executiva nacional do Podemos entregou a presidência do partido ao vereador campinense Galego do Leite. Janduhy se viu obrigado a acionar justiça para voltar a comandar o Podemos na Paraíba.  

Caso Berg Lima:

O deputado e presidente do Podemos, Janduhy Carneiro, afirmou em entrevista nesta quarta-feira (23) que o diretório estadual do partido se posicionou por unanimidade pela expulsão do prefeito de Bayeux Berg Lima. A recomendação foi enviada para a Comissão de Ética do Diretório Nacional, que deve definir o posicionamento da legenda.

Janduhy explicou que a deliberação do assunto seria de responsabilidade da Executiva Municipal de Bayeux. No entanto, Berg Lima figura como presidente do partido. “A Executiva Nacional avocou a responsabilidade para a deliberação final ser do conselho de ética”, detalhou o deputado.

A deliberação tomada pela Executiva Estadual foi unânime pela expulsão de Berg dos quadros partidários. Janduhy destacou que “o partido não comunga com nenhum tipo de procedimento que atente contra a honra, que atente contra as boas práticas da política”.

De acordo com o deputado, “ficou constatado claramente que nós não teríamos outra posição a tomar a não ser o afastamento dos quadros do partido”.

O documento com a decisão da Executiva Estadual já foi enviada para a comissão de ética, mas Janduhy antecipou que ainda não receberam nenhum retorno sobre a deliberação final.