26/10/2016 - 18:59:41

Janduhy Carneiro volta a defender o magistério paraibano e pede valorização da categoria

Autor: Joelma Alves

Janduhy Carneiro volta a defender o magistério paraibano e pede valorização da categoria

 


O deputado estadual Janduhy Carneiro (PTN), no uso da tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta quarta-feira (26), saiu em defesa dos trabalhadores do setor do magistério paraibano.

A categoria, representada na ocasião por integrantes da Associação dos Professores de Licenciatura Plena do Estado da Paraíba (APLP), decidiu paralisar as atividades em todo o território paraibano durante dois dias desta semana, hoje (26) e amanhã (27), respectivamente, por melhores condições de trabalho, garantia de uma melhor qualidade do ensino público e em protesto contra perdas salariais sofridas.

De acordo com o deputado, a categoria, que enfrenta uma constante luta por reajustes salariais, já encaminhou dois ofícios, sendo um para o Governo do Estado e, outro, para a presidência da ALPB, solicitando abertura de negociações para implantação de um novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), porém, até agora, por falta de resposta, o gesto não obteve sucesso.

Os documentos foram assinados por uma comissão de professores que, junto com toda a categoria, ainda sofre com a decisão do Governo de protelar o reajuste nacional de 11,36%.

“As negociações entre professores e o governo estadual não progrediram, por isso, eles pedem para serem recebidos pelo presidente desta Casa, pelo governador, numa tentativa que o PCCR possa efetivamente vir para esta Casa para ser votado. Foi aprovado pela Assembleia e é lei a Medida Provisória 242 que congela o salário dos servidores públicos do nosso Estado, inclusive no campo das promoções e progressões. Lamentavelmente, essa situação tem causado problema a esses professores que estão reivindicando justamente a vinda do PCCR para ser votado pelos deputados. Assim, esperamos que seja encontrada uma alternativa que, para mim, é o diálogo”, destacou.

O deputado pediu que o governador e o presidente da Assembleia encontrem uma solução para os apelos dos professores e os membros da APLP recebendo-os e dando início a um diálogo. Ele também afirmou que buscará informações sobre a pauta de votação do PCCR na Assembleia para que possam ser iniciadas as discussões sobre o Plano de Cargo Carreira e Remunerações dos professores.