18/03/2015 - 20:58:02

Janduhy Carneiro e Renato Gadelha pedem solução para escassez d’água na cidade de Jericó

Janduhy Carneiro e Renato Gadelha pedem solução para escassez d’água na cidade de Jericó

 

Deputado Renato Gadelha, líder da oposição, também esteve na reunião com o presidente da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba

 

O deputado estadual Janduhy Carneiro (PTN) esteve reunido com o presidente da Companhia de Águas e esgotos da Paraíba (Cagepa), engenheiro civil Marcus Vinícius Neves, com a finalidade de solicitar a construção de uma adutora que leve água do Rio Piranhas anhás município de Jericó, beneficiando as cidades de Jericó, Lagoa, Mato Grosso, Bom Sucesso e Brejo dos Santos. 

“A construção desta adutora será a redenção dessas cidades, estaria resolvendo definitivamente o problema da falta de água naquela região, a exemplo do que fizeram de Paulista a Catolé do Rocha, que inclusive está precisando de uma ampliação no sistema de abastecimento de água. A demanda é grande o sistema atual já não suporta mais”, reivindicou o parlamentar. 

Janduhy lembrou que desde 2013 vem reivindicando em seus pronunciamentos da tribuna da Assembleia Legislativa que o Governo do estado construa a adutora naquela região. “Se o Governo do Estado tivesse ouvido e atendido os meus pedidos na Assembleia solicitando a adutora para a região, levando água do Rio Piranhas para Catolé, definitivamente não teríamos mais problemas de falta de água naquela região”, lembrou o parlamentar. 

O projeto da construção da adutora, no valor de R$ 1 milhão e 700 mil reais já se encontra no Ministério da Integração. De acordo com o presidente da Cagepa, o governador esteve no ministério com um técnico da Cagepa para tentar viabilizar a execução, mas ainda está aguardando uma definição. 

Mas enquanto a solução definitiva não chega, o deputado Janduhy Carneiro sugeriu ao presidente da Cagepa a construção de um poço amazonas, reivindicação feita pelos líderes de associações comunitárias da região. O presidente da companhia informou que iria avaliar a solicitação e que enviaria um técnico ao local, ainda esta semana, para ver a possibilidade da instalação de um poço na região. 

Poço amazonas - Dentre as diversas práticas tradicionais de armazenamento de água – cacimbas, barreiros, olhos d’água, etc. – o poço amazonas consiste no aprimoramento dessas práticas, potencializando a capacidade de armazenamento de cada fonte de água. Os poços amazonas são feitos de diversas formas, usando tijolos, terra batida, etc. Uma forma de fazer poço amazonas, difundida a partir dos anos 80 no semi-árido, é com anéis de cimento. 

O presidente Marcus Vinícius Neves, no entanto, não garantiu a instalação de um poço amazonas, uma vez que tudo dependerá de um estudo técnico na área. “Não podemos dar a certeza de quer iremos construir o poço amazonas como querem os moradores daquelas cidades, uma vez que este tipo de poço possa não ser o ideal. Vamos verificar qual o melhor local para a instalação de um poço, que pode ser Amazonas, profundo ou de outro tipo, pois tudo vai depender da situação geográfica da área”, explicou. 

O presidente da Cagepa lembrou ainda que a situação hídrica na Paraíba é muito crítica e que a prioridade no momento é a água para o consumo humano. “O Governo, independentemente de cor partidária, crença, raça ou situação financeira, está investindo em todas as regiões na tentativa de amenizar a crise hídrica por qual vem passando, principalmente nas regiões mais secas da Paraíba”, disse o executivo. 

“Estamos em uma situação hídrica muito crítica. Por isto temos que fazer um estudo, um levantamento exato para ver a melhor forma de solucionar o problema da água a curto prazo naquela região. 

Ele explicou, por fim que a Cagepa não tem uma rubrica específica para a perfuração de poços, mas disse que vai tentar uma ação conjunta com a Secretaria de Recursos Hídricos com a finalidade de tentar resolver o problema a curto prazo naquela região. 

O deputado estadual Renato Gadelha (PSC), líder da oposição na Assembleia Legislativa, que é proprietário de terras no Sertão da Paraíba, também participou da reunião, apoiando as reivindicações do deputado Janduhy Carneiro.

 

Assessoria