27/10/2016 - 22:36:28

Deputado Janduhy Carneiro cobra “Plano B” para salvar Campina Grande da crise hídrica

Autor: Joelma Alves

Deputado Janduhy Carneiro cobra “Plano B” para salvar Campina Grande da crise hídrica

 

O deputado Janduhy Carneiro (PTN), nesta quinta-feira (27), na tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), mais uma vez usou da palavra para cobrar soluções acerca da grave crise hídrica pela qual atravessa a Paraíba e solicitou atenção especial para a cidade de Campina Grande.

O parlamentar relatou que segundo perspectivas do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, a partir da chegada das águas da transposição do rio São Francisco ao estado da Paraíba, a cidade de Campina Grande ainda terá que aguardar mais quatro meses para ser beneficiada pela obra. 

“Segundo o que o ministro Helder Barbalho nos transmitiu durante audiência em Brasília, as águas da transposição chegariam no mês de dezembro na cidade de Monteiro, mas levaria em torno de quatro meses para chegada dessas águas na cidade de Campina Grande, isso é extremamente preocupante e desperta a necessidade da criação e execução imediata de um plano B para socorrer a Rainha da Borborema”, relatou Janduhy. 

A expectativa é a de que sejam necessários em torno de 1500 carros-pipa para abastecimento da cidade de Campina Grande caso o município não receba os benefícios de uma adutora. “É uma situação extremamente caótica e, como plano B, sugiro a construção emergencial de uma adutora para minimizar os estragos da estiagem na cidade”, sugeriu Janduhy Carneiro. 

O deputado convocou os demais parlamentares para juntos cobrarem das autoridades competentes como as da Secretaria de Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia, bem como da Cagepa uma avaliação da situação já tão preocupante. 

“Diante a situação sugeri ao ministro que o Exército Brasileiro fosse convocado para dar celeridade as obras da transposição, uma vez que o interior da Paraíba enfrenta uma das mais agressivas secas das últimas décadas. Temos água apenas na barragem de Mãe D’água. A situação é caótica. Não temos mais como tirar água de Coremas”, afirmou o deputado. 

O parlamentar aguarda resultado da sugestão e promete agir para que questões burocráticas sejam superadas em socorro da população paraibana que sofre com os graves efeitos da estiagem.

 

 

 

Assessoria