05/05/2017 - 11:50:00

Deputado estadual denuncia irregularidades no Curso de Formação da Polícia Militar

Autor: Joelma Alves

Deputado estadual denuncia irregularidades no Curso de Formação da Polícia Militar

 

O deputado estadual Janduhy Carneiro (Podemos), durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta quinta-feira (4), denunciou irregularidades no curso de formação da PM. 

De acordo com o parlamentar, alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar da Paraíba denunciaram que desde o dia 7 de setembro do ano de 2016 são obrigados a realizar policiamento nas ruas sem armamento adequado, coletes balísticos, pagamento devido e, mesmo, sem a conclusão do curso que é pré-requisito para o desenvolvimento da função.

Ainda segundo Janduhy, os denunciantes afirmam que as aulas do curso são suspensas sempre que há um grande evento, pelo menos, assim foi nas eleições municipais de 2016 e no mês de dezembro daquele ano. Do mesmo modo se repetiu em janeiro de 2017, bem como nos períodos de Carnaval e Semana Santa, além de já terem sido alertados da possibilidade de uma nova paralisação do Curso para realização do policiamento externo durante os 30 dias do mês de junho. 

“O curso, necessário e indispensável para a formação dos policiais, deveria ter duração de nove meses, mas, na prática se prolonga para muito além do período previsto em Edital por conta das suspensões para que trabalhem como soldados sem que tenham sido incorporados aos quadros da Polícia Militar”, disse Janduhy. 

Na tribuna, Janduhy, indignado, disse que, versão oficial dos responsáveis pela realização do curso é a de que recebem ordens superiores para que coloquem alunos para realizar o trabalho de policiamento de rua, mesmo ainda não tendo concluído o curso. 

 

 

Assessoria