02/01/2018 - 23:20:30

ALPB realiza Sessão Especial de autoria do deputado Janduhy Carneiro em homenagem ao Dia do Idoso

Autor: Joelma Alves

ALPB realiza Sessão Especial de autoria do deputado Janduhy Carneiro em homenagem ao Dia do Idoso

 

Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta sexta-feira (27), Sessão Especial em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro. Durante a reunião, proposta pelo deputado Janduhy Carneiro, foi debatido os 24 anos de sansão do Estatuto do Idoso.

O deputado Janduhy Carneiro destacou a necessidade de debater e cobrar dos poderes públicos o cumprimento ao Estatuto do Idoso. “Esta Sessão Especial é o espaço oferecido pela Assembleia para que os idosos tenham a voz e a oportunidade de apresentarem suas reivindicações”, ressaltou.

O deputado Trócolli Júnior enalteceu a propositura do deputado Janduhy Carneiro e classificou a sessão como uma justa oportunidade para que os idosos possam apresentar seus pleitos. “O idoso merece respeito. O que constatamos contra o idoso é a discriminação que ainda existe. São pessoas que criaram filhos, netos e até bisnetos e têm que ser incluídas na sociedade como um ser que merece respeito e que continua tendo toda a condição de exercer várias atividades”, afirmou o deputado.

O presidente da Central dos Idosos, Pensionistas e Aposentados da Paraíba (Cenipa), Jurandir Pereira da Silva, disse que o não cumprimento do Estatuto do Idoso representa a maior dificuldade para os idosos no Brasil. “Existem leis boas, temos o Estatuto do Idoso com diversos direitos, mas esses direitos não são cumpridos na realidade. O idoso passa por uma série de dificuldades, além de ser uma pessoa já fragilizada em razão da idade, de doenças e das agruras da vida”, ressaltou o presidente da Cenipa. Jurandir defendeu uma mudança nacional de mentalidade que possa aproveitar a experiência e o saber dos idosos. “Aqui no Brasil o idoso não é ouvido, pois se fosse nós não teríamos esse volume de corrupção que existe no país”, refletiu.

Para a presidente da Federação das Associações dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Paraíba (FAAPI-PB), Maria do Socorro Barbosa, a realização desta Sessão Especial é uma conquista, uma oportunidade de lutar por melhorias para os idosos. “Hoje aqui na Assembleia é um dia de vitória, um dia para mostramos nossa voz e o quanto ainda precisamos de apoio. Até porque, em 2025 a população brasileira vai ser mais idosa do que jovem” alertou.

A Sessão Especial contou também com a presença do Presidente do Sindicato dos Aposentados de Campina Grande, Edmilson Argino Borges; do diretor Federação de Entidades da Cobap, Silberto Silva; do secretário de Segurança Urbana do Município de João Pessoa, Geraldo Amorim, além de representantes da sociedade civil organizada.